sábado, 19 de abril de 2008



S I Dlexia

DISLEXIA,

Principais sintomas.

-Dificuldade da leitura e escrita

-Dificulades em aprender rimas e cantigas infantis,

-Dificuldades de copiar texto de livros e lousa,

Dificuldades em coordenação motora fina e grossa,

-Dificuldade em reconhecer o som das palavras,

-Dificuldade na memória de curto prazo como instruções e recados,

-Dificuldade para organização geral,

-lentidão na aprendizagem da leitura,

-Trocas, inversões e omissões de letras na escrita,

-Problemas para soletrar e para nomear objetos e pessoas,

-Memória imediata prejudoicada,

confusão entrew os lados direito e esquerdo,

-complicações para aprender a seguna lingua,

-comprometimento emocional.

Diagnóstico

Se a criança,apresenta alguns desses sintomas,a família ou responsável deve a unidade básica de saúde e solicitar o diagnóstico de dilexia ,que é realizado por uma equipe multidisciplinar,que compreende profissionais da fonoaudiologia,pedagogia e psicologia.

A avaliação multidisciplinar indica a necessidade ou não do parecer de profissionais das áreas de neurologia e oftalmologia,entre outras.

Após diagnosticada a dislexia,esses profissionais trabalham em conjunto e fazem um acompanhamento mais efetivo das dificuldades de cada indivíduo,de acordo com as suas particularidades,o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso.

Também é de extrema importância que haja troca de informações e experiências e sintomas dos procedimentos executados,entre os profissionais,aescola e a família.

A CRIANÇA DISLEXICA

Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades,encontra seu caminho, e responde bem as situaçãoes que possam ser associadas ás vivências concretas e aos múltiplos sentidos ,além de ter sua própia lógica.

Para entrentar a dislexia,a criança conta principalmente com o apoio da família,que pode ajudá-la da seguinte maneira:

-manter uma rotina diária como organizar o material escolar,o horário de dormir e acordar e auxiliar na tarefa escolar ;

-ter paciência,elogiar,motivar e estimular sua auto-estima;

-Ler e converasr sobre o assunto;

-nunca comparar a criança com a outra;

-Manter contato com a escola e saber sobre suas atividades,relacionamentos e comportamentos;

-conversar sobre diferentes assuntos;

-Estimular e desenvolver atividades de interesse da criança;e

-relatar experiências diárias,bem como fatos sobre a história de vida da criança.

Nenhum comentário: