S I Dlexia
DISLEXIA,
Principais sintomas.
-Dificuldade da leitura e escrita
-Dificulades em aprender rimas e cantigas infantis,
-Dificuldades de copiar texto de livros e lousa,
Dificuldades em coordenação motora fina e grossa,
-Dificuldade em reconhecer o som das palavras,
-Dificuldade na memória de curto prazo como instruções e recados,
-Dificuldade para organização geral,
-lentidão na aprendizagem da leitura,
-Trocas, inversões e omissões de letras na escrita,
-Problemas para soletrar e para nomear objetos e pessoas,
-Memória imediata prejudoicada,
confusão entrew os lados direito e esquerdo,
-complicações para aprender a seguna lingua,
-comprometimento emocional.
Diagnóstico
Se a criança,apresenta alguns desses sintomas,a família ou responsável deve a unidade básica de saúde e solicitar o diagnóstico de dilexia ,que é realizado por uma equipe multidisciplinar,que compreende profissionais da fonoaudiologia,pedagogia e psicologia.
A avaliação multidisciplinar indica a necessidade ou não do parecer de profissionais das áreas de neurologia e oftalmologia,entre outras.
Após diagnosticada a dislexia,esses profissionais trabalham em conjunto e fazem um acompanhamento mais efetivo das dificuldades de cada indivíduo,de acordo com as suas particularidades,o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso.
Também é de extrema importância que haja troca de informações e experiências e sintomas dos procedimentos executados,entre os profissionais,aescola e a família.
A CRIANÇA DISLEXICA
Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades,encontra seu caminho, e responde bem as situaçãoes que possam ser associadas ás vivências concretas e aos múltiplos sentidos ,além de ter sua própia lógica.
Para entrentar a dislexia,a criança conta principalmente com o apoio da família,que pode ajudá-la da seguinte maneira:
-manter uma rotina diária como organizar o material escolar,o horário de dormir e acordar e auxiliar na tarefa escolar ;
-ter paciência,elogiar,motivar e estimular sua auto-estima;
-Ler e converasr sobre o assunto;
-nunca comparar a criança com a outra;
-Manter contato com a escola e saber sobre suas atividades,relacionamentos e comportamentos;
-conversar sobre diferentes assuntos;
-Estimular e desenvolver atividades de interesse da criança;e
-relatar experiências diárias,bem como fatos sobre a história de vida da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário